Guião para as Candidaturas
15 Março 2021
Maputo
1. Ficha de Candidatura devidamente preenchida
A ficha de candidatura encontra-se disponível na plataforma dos portais das universidades Eduardo Mondlane e Pedagógica de Maputo. A ficha é eletrónica e deve ser preenchida online.
Os documentos abaixo indicados deverão ser anexos electronicamente na plataforma existente nas universidades Eduardo Mondlane e Pedagógica de Maputo.
2. Curriculum Vitae (CV) da candidata
Para além dos elementos ligados a carreira académica e profissional da candidata, o CV pode incluir também aspectos ligados a interesses não académicos e de natureza social e cultural, como o engajamento associativo, artístico etc.
3. Exposição narrativa sobre os interesses académicos, a situação familiar e financeira da candidata (máximo 2 páginas A4)
A exposição narrativa tem por objectivo dar a conhecer a candidata, apresentando os seus interesses académicos, as suas ambições e perspectivas profissionais depois da formação.
A exposição narrativa deve também incluir informação sobre a situação familiar e financeira da candidata, indicando as razões pelas quais a bolsa de estudos é imprescindível para ela poder fazer o curso a que se propõe.
A exposição narrativa constitui uma oportunidade para a candidata apresentar os argumentos que fazem dela uma excelente escolha para esta bolsa.
A exposição narrativa deve ser clara, concisa e bem estruturada.
4. Fotocópia autenticada do Bilhete de Identidade ou outro documento de identificação oficial (Passaporte ou Certidão de Nascimento)
5. Fotocópia autenticada do certificado de habilitações literárias do nível anterior (licenciatura)
Este deve ser o documento oficial obtido pela faculdade da universidade onde a estudante terminou o curso.
6. Comprovativo de aceitação à frequência do curso de Mestrado
Este deve ser o documento oficial providenciado pela faculdade da universidade em que a candidata foi aceite para o curso de mestrado.
7. Protocolo de pesquisa para o curso de Mestrado
O protocolo de pesquisa a juntar ao processo é o mesmo documento submetido pela estudante na sua candidatura ao curso de mestrado, de acordo com as normas e requisitos da faculdade.
8. Carta de Recomendação
A carta de recomendação deverá ser escrita por um dos professores da estudante durante o curso de licenciatura. A carta deve atestar o histórico da candidata indicando características como a curiosidade intelectual, a assiduidade na frequência das aulas, participação nas actividades académicas etc.
9. Declaração de rendimentos (do agregado familiar)
A declaração de rendimentos é necessária para avaliar a situação financeira da candidata e da sua família imediata (pai, mãe, esposo, ou outros familiares de quem a candidata depende). A declaração deverá incluir as cartas oficiais do(s) local(is) de trabalho.
10. Declaração de residência com indicação dos membros do agregado familiar
A declaração de residência com indicação dos membros do agregado familiar deverá ser um documento oficial obtido junto às estruturas do bairro onde reside.
11. Factura proforma indicando o custo anual do curso
A factura devera ser obtida junto a faculdade da universidade onde a estudante foi aceite para frequentar o curso de mestrado, e deverá incluir todos os custos relativos à frequência do curso na universidade no ano lectivo indicado.
Para mais informações relativas ao processo de submissão de candidaturas, por favor contacte as universidades através dos seguintes endereços electrónicos:
UP-Maputo Email: bolsaalcinda@up.ac.mz | UEM Email: bolsaalcinda@uem.ac.mz